top of page
Search

Como se planejar para uma reforma residencial: Dicas para uma obra sem dor de cabeça


Renovar a casa é uma experiência maravilhosa! É gratificante quando transformamos os ambientes e usamos todo o seu potencial, mas também pode ser um desafio, especialmente para quem está enfrentando o processo pela primeira vez. Para ajudar você a planejar e executar sua reforma de forma eficiente e bem-sucedida, reunimos algumas dicas úteis que você deve considerar antes de começar:


1. Planejamento prévio:

Faça um planejamento do que você deseja alcançar com a reforma. Liste todas as áreas que precisam ser renovadas ou atualizadas e defina suas prioridades. Isso ajudará a manter o foco e evitará gastos desnecessários.


2. Estabeleça um Orçamento Realista:

Defina um orçamento claro e realista para sua reforma e inclua uma margem de segurança para imprevistos. Para esta etapa, é importante que haja um projeto arquitetônico, pois desta forma, será possível estimar custos de materiais e mão de obra. Certifique-se de reservar fundos suficientes para cobrir todas as despesas.


3. Escolha dos materiais:

Ter retrabalho é sempre pior! Por isso, é importante levar em consideração materiais que, além da estética, tenha qualidade, durabilidade e fácil manutenção. Consulte o arquiteto sobre os materiais que estão sendo especificados e tire dúvidas.


4. Contrate Profissionais Qualificados:

Este é o item mais importante, que define a qualidade e a economia de toda a sua reforma.

Projeto e execução bem realizados são essenciais, não só para a reforma atual, mas também, para que tenha um dossiê de informações para futuras manutenções. Por isso, nunca deixe de consultar um arquiteto antes de iniciar uma reforma.

5. Imprevistos podem acontecer. Esteja preparado se aparecer:

Mesmo com um planejamento meticuloso, é comum surgirem imprevistos durante uma reforma, principalmente em residências que foram construídas sem projeto. É bom estar preparado para possíveis mudanças de plano e alterações projetuais feitas na hora da obra.



Opmerkingen


bottom of page