top of page
Search

Quanto custa um projeto com arquiteto?

Há muitas dúvidas sobre a real importância do Projeto Arquitetônico e o auxílio de um profissional. Muitas vezes, há uma resistência em contratar arquitetos pelo receio de custos elevados. No entanto, essa percepção pode ser enganosa, visto que o projeto resulta em economias significativas durante a obra.


Queremos tirar algumas dúvidas frequentes neste artigo!


Nos tempos atuais, em que toda a informação está em nossas mãos, é comum que pesquisas como “planta baixa pronta” ou “projeto arquitetônico pronto” sejam recorrentes. Em muitos casos essas pesquisas acabam levando a pessoa interessada em construir, para um caminho muito perigoso. Quando temos acesso a uma planta baixa pronta de casa padrão, temos a falsa impressão de que o principal foi resolvido, afinal, temos solução na organização espacial e agora é só replicar esse desenho no terreno, não é mesmo?


Acontece que cada terreno tem suas características - não só topográficas, mas também legislativas. É extremamente comum recebermos clientes que construíram e foram notificados pela Prefeitura local. O problema é que à essa altura, a casa já foi construída sem respeitar recuos, permeabilidade mínima, taxa de ocupação, coeficiente de aproveitamento... Ou seja, é uma residência que nunca poderá ter habite-se.


Além disso, cada um tem uma maneira de morar, um sonho e gostos. Quando uma planta baixa pronta é usada em massificação, todo o desejo e realização estão sendo ignorados.


Ok, mas então quanto custa contratar um arquiteto?

Em média, o custo do projeto arquitetônico representa apenas uma pequena porcentagem do custo total da obra, geralmente variando entre 6% e 15% (dependendo, é claro, da complexidade e necessidades do cliente. Por isso, é sempre importante fazer orçamentos com profissionais comprometidos e que tratam cada projeto com sua devida atenção e individualidade) . No entanto, essa parcela desempenha um papel fundamental no resultado final da construção. Investir em um projeto arquitetônico de qualidade não apenas garante eficiência e funcionalidade, mas também proporciona beleza, conforto e valorização do imóvel.


O projeto me ajuda a economizar na obra?

Quando projetamos para um(a) cliente há muitos passos importantes antes de, definitivamente, começarmos a projetar. Uma das etapas mais importantes é o que chamamos de Briefing, que nada mais é que uma boa conversa para entendermos os gostos e referências.  Isso garante que o projeto saia de acordo com as expectativas.


Após o inicio do projeto, nas etapas preliminares, já é possível ir definindo melhor a forma, materiais e soluções para cada tipo de construção. São etapas importantes para tomadas de decisão antes de chegarmos à etapa final, que é o Projeto executivo.


Com o projeto executivo é possível orçar toda a sua obra. Ou seja, você inicia sua construção com valores em mãos: materiais, mão de obra de construtora ou pedreiros, eletricista, marmoraria, marcenaria... e por aí vai.


O arquiteto auxilia nas escolhas mais inteligentes:

Na busca pela eficiência econômica e estética, reconhecemos a importância das escolhas inteligentes durante o processo de construção. Desde a seleção de materiais e revestimentos até a implantação inteligente no terreno, cada decisão pode impactar significativamente o custo final e o resultado estético da obra. Nosso compromisso é orientar nossos clientes em cada etapa, oferecendo soluções criativas e eficientes que maximizem o valor do investimento.

 



Comentários


bottom of page